Mais planejamento e mais organização: 3 dicas de como criar o planner perfeito

A conclusão é óbvia: uma vida organizada é uma vida que flui melhor, que causa menos estresse e que permite que todas as suas tarefas, responsabilidades e compromissos sejam cumpridos de maneira muito mais simples.

E uma das partes mais importantes da organização, seja ela diária, semanal ou mensal, é centralizar tudo o que precisa ser feito em um único lugar. E nada melhor para isso do que um bom planner, não é mesmo? Disponíveis em vários modelos e configurações, os planners fazem com que a organização de várias áreas da nossa vida fiquem ainda mais organizadas e documentadas, permitindo uma visão mais ampla de planejamento e evitando eventuais esquecimentos.

Por causa dessa variedade de modelos e configurações, os planners oferecem uma vasta gama de possibilidades e usos, e tantas opções podem até ser um pouco confusas para quem ainda está começando a usar essa ferramenta. Por isso, separamos algumas dicas bem preciosas de como fazer um planner funcionar para você e para as suas necessidades, ajudando a criar rotinas muito mais produtivas e simplificadas.

1 – Escolha o formato ideal

Planner online, no papel, com layout pronto ou uma folha em branco para você montar como quiser… Os modelos de planner disponíveis atualmente são vários, e cada um deles se adapta melhor a uma personalidade e estilo de vida.

Os modelos online são ótimos para quem é super conectado e prefere manter tudo em um único dispositivo, ou sincronizar entre vários. Já os modelos de papel são mais tradicionais e extremamente eficientes, já que permitem todos os tipos de anotações e ainda ajudam a memorizar mais fácil tudo o que precisa ser feito. Entre eles, o planner não datado quase sempre é uma ótima opção, já que permite que você preencha os dias de acordo com a sua necessidade, e pode ser iniciado e terminado em qualquer dia do ano.

2 – Encontre o melhor método

O planner ajuda a organizar a sua vida nos mais diversos níveis, e por isso, é importante entender qual (ou quais) deles é o mais indicado para você. Para quem tem muitos compromissos, horários apertados e agenda cheia, o planner diário é o melhor, que permite uma visualização mais detalhada de cada hora do seu dia. Para datas de entregas, aniversários, compromissos semanais e lembretes, o planner semanal (também conhecido pelo seu nome em inglês, weekly planner) ou o planner mensal são os mais indicados, já que permitem uma visualização ampla de vários dias de uma única vez.

3 – Crie o hábito

Seja um planner diário, mensal, um planner de estudos ou um planner financeiro, o hábito de preenchê-lo regularmente é o que faz toda a diferença na hora da organização. Certifique-se de tirar alguns momentos do seu dia ou semana para preencher os planos futuros e também para observar os anteriores, marcando o que já foi feito, o que foi adiado e assim por diante. O funcionamento do planner só depende de você, e incluir ele na sua rotina é a melhor maneira de criar o hábito e caminhar em direção de uma vida mais organizada.

E aí, o que achou das nossas dicas? Qual é o seu modelo de planner dos sonhos? Conta pra gente aqui nos comentários!