Mais de 478 mil beneficiários do Bolsa Família devem atualizar acompanhamento de saúde em Manaus

SEMSA MANAUS ATENDIMENTO
Foto: Divulgação/Semsa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está reforçando um alerta importante para os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF): é necessário realizar o acompanhamento de saúde referente à segunda vigência do programa, que começou em julho e segue até dezembro deste ano.


Por que o acompanhamento é obrigatório?

A exigência segue as diretrizes do Governo Federal, que orienta todas as famílias atendidas pelo PBF a passarem por acompanhamento de saúde duas vezes ao ano.


  • A primeira etapa ocorre de janeiro a junho.

  • A segunda acontece de julho a dezembro.

Esse acompanhamento é essencial para que o benefício seja mantido, já que garante a atualização das condicionalidades ligadas à saúde, como prevenção, vacinação e orientação nutricional.

Quem deve atualizar?

De acordo com a chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, a nutricionista Dandara Guimarães Bezerra, nesta segunda etapa 478.713 beneficiários precisam passar pelo acompanhamento.

Ela explica que não existe uma consulta exclusiva para quem recebe o Bolsa Família. O procedimento pode ser realizado durante qualquer atendimento com profissionais de nível superior, como médicos, enfermeiros, assistentes sociais ou educadores físicos.

“Qualquer consulta com profissional de nível superior da saúde já vale como acompanhamento do Bolsa Família, basta o beneficiário avisar o servidor para que ele faça o registro direitinho”, destacou Dandara.

Orientação aos beneficiários

Embora o prazo siga até dezembro, a recomendação é não deixar para a última hora. A antecipação evita filas e possíveis transtornos.

Para realizar o acompanhamento, é necessário apresentar:

  • Número de Identificação Social (NIS)

  • Cartão Nacional de Saúde (CNS)

  • Documento oficial de identificação com foto