Mais de 34 mil Carteiras de Identidade Nacional aguardam retirada em Manaus

SSP AM EMISSÃO DE CIN FOTOS VICTOR LEVY SSP AM
Foto: Victor Levy/SSP-AM

O Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), emitiu cerca de 410 mil novas Carteiras de Identidade Nacional (CINs) entre janeiro e dezembro de 2024. O número foi alcançado graças a programas sociais como o Governo Presente, mutirões em áreas vulneráveis e atendimento a comunidades indígenas remotas. Os dados são do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM).


Desde a implantação da CIN no estado, em abril de 2023, o Amazonas já contabiliza aproximadamente 600 mil documentos emitidos, representando 14% da população. Com uma média mensal de 21 mil agendamentos e 35 mil atendimentos, a emissão do documento beneficiou milhares de cidadãos amazonenses ao longo do ano.

Tecnologia e segurança na nova CIN

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) traz inovações tecnológicas que garantem maior segurança dos dados. Entre as principais mudanças estão:

  • Inclusão de QR Code para verificação digital;
  • Formato digital disponível no aplicativo gov.br, com a mesma validade do documento físico.

Como solicitar a CIN?

Para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional, o cidadão deve realizar o agendamento online pelo site da SSP-AM (www.ssp.am.gov.br). No portal, estão disponíveis todas as informações sobre a documentação necessária.

Prioridade no atendimento:

  • Pessoas idosas, com deficiência ou em situações prioritárias podem retirar o documento sem necessidade de agendamento, bastando comparecer ao PAC mais próximo de sua residência.

Retirada da CIN nos PACs

Atualmente, mais de 34 mil Carteiras de Identidade estão disponíveis para retirada nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC). Para verificar se o documento já está pronto, basta acessar o site da SSP-AM e clicar na aba “Acompanhar Atendimento”.

O diretor do IIACM reforça que os cidadãos que já retiraram a CIN podem baixar a versão digital pelo aplicativo Gov.BR. Para isso, é necessário possuir o selo prata ou ouro na plataforma.