Mais de 300 toneladas de peixe são entregues a instituições no Amazonas durante a Semana Santa

Peixe no Prato Solidário Governador Wilson Lima entrega mais de toneladas de pescado para instituições Foto Alex Pazuello Secom
Foto: Alex Pazuello

Com foco na solidariedade e no fortalecimento do setor primário, o Governo do Amazonas deu início, na segunda-feira (14), à entrega de mais de 300 toneladas de pescado para instituições sociais cadastradas, por meio do programa Peixe no Prato Solidário. A ação tradicional da Semana Santa irá contemplar cerca de 500 associações, beneficiando diretamente mais de 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o estado.


A iniciativa, coordenada pelo governador Wilson Lima, reforça o compromisso da gestão com as políticas públicas de assistência social, segurança alimentar e apoio à agricultura familiar. Os peixes estão sendo distribuídos até quinta-feira (17), das 8h às 18h, a partir do Parque Multiuso de Exposição Agropecuária, localizado no km 2 da BR-174. A operação envolve dez caminhões refrigerados, preparados para garantir a qualidade dos alimentos.

Apoio às instituições e impacto social

A entrega do pescado emociona quem está na linha de frente do acolhimento. “Nosso agradecimento pela sensibilidade do governo. Essa iniciativa chega num momento muito importante, que é a Páscoa, e representa cuidado com os mais vulneráveis”, afirmou Irajane Sousa, presidente do abrigo Oásis, uma das associações beneficiadas.

Desde a criação do programa, em 2021, já foram entregues mais de mil toneladas de peixe em todo o estado. A atual edição conta com investimento de R$ 5,2 milhões, por meio do Programa de Assistência Familiar (PAF), coordenado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

Os peixes são provenientes de piscicultores da capital e de municípios como Iranduba, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Novo Airão, Careiro e Manacapuru, fomentando a economia local e valorizando os produtores rurais.

Feirão do Pescado 2025: peixe com preço acessível em três zonas da cidade

Outra iniciativa importante do Governo do Estado para a Semana Santa é o tradicional Feirão do Pescado, que acontece de quarta a sexta-feira (16 a 18/04) em três pontos estratégicos da capital:

  • Arena Amadeu Teixeira (zona centro-sul)

  • Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (zona norte)

  • Centro Cultural dos Povos da Amazônia (zona sul)

O atendimento ao público será das 7h às 19h nos dias 16 e 17, e das 7h às 13h na sexta-feira (18), feriado da Semana Santa.

Nesta edição, serão disponibilizadas mais de 100 toneladas de pescado, com preços abaixo dos praticados no mercado. Estarão à venda três espécies populares: tambaqui, matrinxã e pirarucu, produzidas por mais de 45 piscicultores de diferentes regiões do estado. A expectativa é movimentar mais de R$ 2,5 milhões na economia local.

Além da venda de peixes, o feirão oferecerá serviço gratuito de limpeza e retirada de espinhas, além de estandes das Feiras da ADS, com frutas, hortaliças e outros produtos diretamente do produtor rural.

A estrutura contará com reforço em segurança, higiene e acessibilidade, garantindo comodidade e segurança à população.