Lula sobre atos de 8: ‘Não tenho dúvidas de que Bolsonaro tentou dar golpe’

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ter a “convicção” de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados tentaram dar um golpe de Estado com os atos de 8 de janeiro, que culminaram na invasão da Praça dos Três Poderes em Brasília. As declarações foram dadas durante entrevista ao jornal espanhol El País, publicada nesta quinta-feira, 27.

“Não tenho dúvidas de que ele [Bolsonaro] tentou dar um golpe. Isso ia acontecer desde o 1º dia da minha posse, mas como era muita gente, esperei uma semana. Eu vi tudo pela televisão, eles assaltaram o Palácio do Planalto, houve descaso de quem estava assistindo e entraram no Congresso Nacional, no STF e no Palácio. […] Temos a convicção de que tudo foi organizado por Bolsonaro e sua equipe. Ele foi indiciado por 34 acusações e mais serão indiciadas, especialmente processos internacionais. Ele é acusado da morte de mais de 300 mil pessoas, por causa das mais de 700 mil que morreram no Brasil [por causa da pandemia]“, disse o chefe do Executivo brasileiro.

Na quarta-feira, 26, Bolsonaro prestou depoimento à Polícia Federal em Brasília sobre os atos extremistas. O inquérito, instaurado por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, tem como objetivo investigar os autores intelectuais dos eventos de 8 de janeiro.

O ministro atendeu o pedido de intimação apresentado pela PGR (Procuradoria Geral da República), que alegou que Bolsonaro “teria supostamente incitado a perpetração de crimes contra o Estado de Direito” em uma publicação de 10 de janeiro.

Na ocasião, o ex-presidente compartilhou um vídeo em seu perfil no Facebook afirmando, sem provas, que Lula não foi eleito, mas sim “escolhido por ministros do STF e TSE [Tribunal Superior Eleitoral]”.

As informações são do Terra.