Lula diz que vai fazer regulamentação da imprensa no Brasil se for eleito em 2022

O ex-presidiário Lula, afirmou em visita ao Rio Grande do Norte, que vai regulamentar a mídia e os meios de comunicação como a internet, caso seja eleito novamente para presidente. A visita aconteceu na última quarta-feira (25) em busca de apoio político.

“É preciso atualizar a regulamentação do sistema de comunicação do país. O dono do jornal tem o direito de ter um editorial, mas na informação ele não pode ideologizar. A informação é o que aconteceu e vamos ter que discutir isso”, completou o petista.

Lula declarou também que o ex-secretário de Comunicação Franklin Martins ajudou a deixar tudo encaminhado para o governo de Dilma Rousseff (PT) dar entrada no tema no Congresso Nacional, mas que não sabe por que isso não foi feito.

O atual ministro das Comunicações, Fábio Faria questionou a fala do ex-presidente. “O PT tem falado reiteradamente sobre a regulação da mídia, e ontem mesmo voltou a repetir. Estamos em 2021 e temos que lutar pela liberdade de expressão e da imprensa, como defende o governo Jair Bolsonaro. Não queremos retrocesso”, afirmou no Twitter.

O deputado Flávio Bolsonaro também se manifestou sobre a declaração. “Se o PT voltar ele não será tão ‘bonzinho’ como antes. Seus líderes estão velhos e querem executar seu projeto de poder, sua sociedade perfeita e isso passa por calar todas as vozes contrárias colocando um nome bonitinho nestas medidas, tais como ‘regulamentar a comunicação”, disse.

Defensores da regulação da mídia argumentam que artigos previstos na Constituição sobre o tema não foram regulamentados pelo Congresso. No Brasil, emissoras de rádios e TV são concessões públicas, isto é, o governo cede às empresas privadas o direito à transmissão de sua programação.

 

Portal Manaus Alerta