
Em pleno domingo de Carnaval, as três indicações ao Oscar de “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, mobilizaram brasileiros de todo o País a torcerem pelo filme nacional. Em clima de Copa do Mundo, famílias se reuniram em frente à TV, em casa, ou em multidões, nas ruas, em meio à folia, para acompanhar a cerimônia realizada no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia (EUA). Ao lado da primeira-dama, Janja, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um desses brasileiros que vibraram com a conquista inédita do Oscar de Melhor Filme Internacional.
“Hoje é o dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia”, escreveu o presidente em uma rede social.
“O Oscar de Melhor Filme Internacional para ‘Ainda Estou Aqui’ é o reconhecimento do trabalho de Walter Salles e toda equipe, de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, Selton Mello, do Marcelo Rubens Paiva e família e todos os envolvidos nessa extraordinária obra que mostrou ao Brasil e ao mundo a importância da luta contra o autoritarismo. Parabéns! Viva o cinema brasileiro, viva ‘Ainda Estou Aqui’”, prosseguiu.
Lula exaltou o trabalho da atriz Fernanda Torres, que concorreu ao Oscar na categoria Melhor Atriz. “Querida Fernanda, você honrou o Brasil com sua brilhante atuação em ‘Ainda Estou Aqui’ e encantou o mundo todo vivendo a grande Eunice Paiva. Receba um abraço e um beijo carinhoso meu e da Janja.”
Além de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, ‘Ainda Estou Aqui’ foi indicado ao prêmio de Melhor Filme da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.
O longa brasileiro narra a trajetória de Eunice Paiva, que teve o marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva, levado de casa em 1971 e morto pela ditadura militar. O percurso dela e de sua família em busca de informações sobre o que realmente ocorreu se tornou símbolo da luta pela verdade e pela defesa dos direitos humanos. O roteiro tem como base o livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva, filho do casal.
Com informações da Agência Gov