O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, lançou um desafio aos mais de 5,5 mil prefeitos eleitos em todo o Brasil. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Hang destacou a importância da limpeza e organização dos espaços urbanos como ponto de partida para a transformação das cidades brasileiras.
O apelo por um Brasil mais limpo
“Ando muito por todo o Brasil e, infelizmente, vejo muitas ruas sujas e prédios, muros e casas pichadas. Nós precisamos mudar o nosso Brasil. Os brasileiros não podem achar que isso é normal”, afirmou Hang em sua mensagem. Ele enfatizou que a solução passa pela liderança ativa dos gestores municipais, que devem servir como exemplo para suas comunidades.
Liderança e exemplo
O empresário destacou que os prefeitos devem assumir um papel ativo na revitalização urbana. “Prefeito tem que ser um gari, aquele jardineiro que planta flor, que deixa a cidade linda e limpa. Comece hoje mesmo a fazer a diferença”, sugeriu Hang, incentivando a atuação prática e o engajamento direto dos gestores.
Inspiração internacional
Hang compartilhou experiências internacionais para reforçar a necessidade de uma nova mentalidade no Brasil. “Recentemente visitei países na Ásia, e não é assim. Não podemos continuar andando para frente enquanto a educação anda para trás. O que está acontecendo com o civismo e os valores nas escolas? Prefeito tem que ser duro, ter disciplina e foco. Cobrar a mudança, mas começar por ele mesmo dando o exemplo, plantando essa semente nas pessoas”, afirmou.
Propostas para a transformação urbana
Entre as sugestões práticas apresentadas por Hang, destacam-se:
- Mutirões de limpeza e revitalização em ruas e bairros;
- Implantação do programa “Disque Entulho”, para facilitar a remoção de resíduos por parte da população, evitando poluição em vias públicas;
- Uso da estrutura de marketing utilizada nas eleições para conscientizar os munícipes e promover campanhas de civismo e educação cidadã.
Um chamado à mudança
Hang reforçou a necessidade de liderança inspiradora por parte dos gestores municipais. “O prefeito precisa ser um líder, inspirar as pessoas e promover a mudança. Usem da mesma energia e estrutura de marketing que utilizaram para se elegerem nas eleições e conscientizem os munícipes”, concluiu o empresário.
O desafio lançado por Luciano Hang convida os novos prefeitos a repensarem suas estratégias de gestão e a priorizarem a limpeza e organização das cidades como um ponto de partida para melhorias mais amplas, fortalecendo o civismo e a qualidade de vida em todo o país.