
A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, foi uma das pesquisadoras homenageadas com a Menção Honrosa “Mulheres que Brilham na Ciência no Amazonas”. A distinção foi entregue durante o Sarau Científico Tecnológico, que marcou a abertura da programação do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência 2026, iniciativa promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Tatyana Amorim, doutora em Saúde Pública, recebeu a Menção Honrosa na categoria Protagonismo Feminino no Estado do Amazonas. A cerimônia de abertura do evento contou com a presença da diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, que destacou o lançamento de dois editais de fomento à pesquisa exclusivos para cientistas mulheres.
A diretora-presidente da FVS-RCP ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da ciência e da equidade de gênero. “A presença das mulheres na ciência é fundamental para o avanço da saúde pública e da inovação. Incentivar meninas e jovens a seguirem esse caminho é investir em um futuro mais justo, com mais conhecimento, pesquisa e soluções para a sociedade”, afirmou Tatyana Amorim.
Movimento Mulheres e Meninas na Ciência consolida ações
Criado em 2020, o Movimento Mulheres e Meninas na Ciência chega a 2026 consolidado como uma ação de incentivo à participação feminina nas áreas científicas e tecnológicas. A FVS-RCP integra a programação como parceira estratégica, reforçando sua atuação permanente em pesquisa, na formação de profissionais e na valorização das mulheres na produção científica no Amazonas.
Com informações da assessoria





