Leitura e alimentação: Prato Cheio inaugura mini bibliotecas em Manaus

STEVÃO COSTA E ANGELO GABRIEL
Foto: Ana Luiza Santos/Seas

Os frequentadores dos restaurantes e cozinhas populares do programa Prato Cheio agora têm um incentivo a mais: um Espaço da Leitura nas 18 unidades da capital. A iniciativa, lançada na segunda-feira (24), na unidade do bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, busca promover o hábito da leitura e enriquecer a experiência dos usuários do programa.


Um novo incentivo à leitura

A primeira mini biblioteca do Prato Cheio recebeu livros arrecadados por meio da campanha “Transforme Vidas com Livros”, promovida internamente pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas). Ao todo, quase 500 exemplares foram doados por servidores da pasta para abastecer os espaços administrados pela secretaria, incluindo os restaurantes e cozinhas populares.

Além da unidade de Petrópolis, os Espaços da Leitura já estão disponíveis nos bairros Rio Piorini, Bairro da União, Viver Melhor, São José e Coroado, com expansão prevista para as demais unidades ao longo do ano.

Horário de funcionamento

Os Espaços da Leitura estarão disponíveis durante o expediente do Prato Cheio, funcionando das 8h até o término do horário de almoço. Nos restaurantes populares, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, e nas cozinhas populares, de segunda a sábado.

Sobre o Prato Cheio

O Prato Cheio é gerenciado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam). Atualmente, o programa conta com 18 unidades na capital e 26 no interior, totalizando 44 unidades no Amazonas.

O serviço é dividido em duas modalidades:

  • Restaurantes populares: oferecem refeições pelo valor simbólico de R$ 1, funcionando de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h.
  • Cozinhas populares: servem sopa gratuita, com direito a 1 litro por pessoa, funcionando de segunda a sábado, das 11h às 13h.

Com essa nova iniciativa, o Prato Cheio reafirma seu compromisso com a inclusão social, proporcionando não apenas alimentação acessível, mas também oportunidades de conhecimento e integração para a população.