Justiça determina que Amazonino republique direito de resposta para Wilson Lima

O desembargador eleitoral, Márcio André Lopes Cavalcante determinou que o candidato Amazonino Mendes (Cidadania), republique em suas redes sociais um direito de resposta para o candidato a reeleição Wilson Lima (União Brasil).

Amazonino havia alegado que Wilson esperou o período eleitoral para pagar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e que o valor de R$ 97 milhões já está disponível, porém não é verdade.

O pagamento ainda não consta nos cofres do Estado. Sendo assim, Amazonino teve de admitir que divulgou vídeo na internet com fake news sobre o assunto.

Porém, segundo informações do portal O Poder, o direito de resposta, que já havia sido postado, não atendeu aos parâmetros da publicação original, por conta de a função comentários ter sido bloqueada. Visando atender todas as métricas determinadas pelas Justiça, a publicação deverá ser refeita.

“A expressão ‘com as mesmas características’ deve ser entendida como mesmo impulsionamento, mesmo veículo, espaço, local, horário, página eletrônica, tamanho, caractere e outros elementos de realce usados na ofensa…”, diz parte da decisão judicial. E continua, “as postagens reconhecidas como ofensivas pela sentença, estavam com o espaço comentário habilitado”, completa.

Portal Manaus Alerta