Joe Biden diz que saída dos EUA do Afeganistão foi um ‘sucesso extraordinário’

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden defendeu a operação de retirada de norte-americanos e aliados do Afeganistão. Em discurso nesta terça-feira (31), Biden classificou o ato como um “sucesso extraordinário”, por acabar com uma guerra que durava 20 anos.

“Nenhum país jamais alcançou algo parecido na história. O extraordinário sucesso desta missão deve-se ao incrível talento, bravura e coragem altruísta dos militares dos Estados Unidos [da América], os nossos diplomatas e os nossos profissionais de informações”, disse Biden em coletiva na Casa Branca.

Biden garantiu ainda que o país está determinado em retirar os entre 100 e 200 norte-americanos que permanecem no Afeganistão. Segundo os últimos números, cerca de 114.000 pessoas foram retiradas de Cabul, desde a tomada da cidade pelos taliban, em cerca de 2.900 em voos militares ou da coligação internacional.

Com a capital afegã controlada pelos taliban, a operação foi marcada pelo desespero de milhares de afegãos a querer fugir do país e por ataques do grupo extremista Estado Islâmico, incluindo um atentado bombista que matou cerca de 200 pessoas.

Portal Manaus Alerta