O Japão solicitou que a China interrompa os testes anais para detectar a covid-19 que estão sendo feitos em estrangeiros que entram na China, desde janeiro de 2021. De acordo com informações da BBC, os japoneses que entraram na China e foram submetidos ao teste, estão relatando sofrer “estresse psicológico”.
“Alguns japoneses reportaram para nossa embaixada na China que passaram por testes anais, o que causou danos psicológicos sérios”, declarou Katsunobu Kato, secretário chefe do gabinete japonês.
Semana passada, a imprensa dos Estados Unidos reportou que diplomatas norte-americanos entraram na China e foram obrigados a submeter-se ao procedimento. Porém o governo chinês negou.
Uma das principais questões sobre o teste, além do desconforto, é a confiabilidade. Katsunobu Kato apontou que nenhum outro lugar do mundo utiliza a tecnologia. No entanto, quando anunciou o teste, a China afirmou que os resultados eram mais precisos.
Mesmo com o pedido do governo do Japão, a China não mudou o método de testagem. O teste é feito com um cotonete de 3 a 5 cm, introduzido no ânus.
Portal Manaus Alerta