Itaú alerta para nova abordagem no golpe do falso funcionário

foto: Reprodução/Itaú

O Itaú alerta seus clientes para uma nova abordagem no golpe do falso funcionário. Os criminosos estão se passando por funcionários do banco por telefone ou WhatsApp para aplicar golpes.

No golpe tradicional, o golpista liga para a vítima se passando por funcionário do banco e diz que a conta dela está em risco. Para protegê-la, ele pede para que a vítima faça uma transferência para uma conta “segura”.

Na nova abordagem, o golpista envia uma mensagem pelo WhatsApp com uma imagem e nome do banco ou de algum órgão. Na mensagem, ele diz que a conta da vítima foi bloqueada por suspeita de fraude. Para desbloquear, a vítima precisa clicar em um link e fazer um cadastro.

Orientações para se proteger:

  • O Itaú nunca orienta seus clientes a transferir recursos para uma suposta conta segura – essa operação não existe.
  • Os funcionários do Itaú nunca vão entrar em contato para que você realize procedimentos de segurança ou movimentações na conta.
  • Mesmo a pedido de alguém, você nunca deve compartilhar sua senha e iToken ou fazer transações para cancelar outras.

Se você receber contatos com essas abordagens, desconsidere. Não clique em links, não compartilhe informações pessoais e denuncie o golpe ao Itaú.