Ipem-AM demonstra teste de confiabilidade de aparelhos de pressão arterial durante visita de vereadores

Na tarde desta quarta-feira (14), o diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), engenheiro Márcio André Brito, recebeu a visita de vereadores de Manaus, que na oportunidade também conheceram o trabalho realizado pelo instituto na área da saúde.

De acordo com o diretor-presidente Márcio André Brito, o objetivo da visita foi para tratar do desdobramento da audiência pública realizada na última sexta-feira (09/04), na Comissão de Saúde (Comsau) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), sobre a confiabilidade dos Esfigmomanômetros, conhecidos popularmente como aparelhos de pressão arterial.

“Os vereadores vieram conhecer in loco o trabalho que o Ipem realiza na área da saúde, dando confiabilidade nas medições, principalmente de quem utiliza esses equipamentos, como os profissionais de saúde e as pessoas que monitoram a sua pressão arterial em casa. E, como representantes do povo, os vereadores irão informar toda a população que traga o seu equipamento ao laboratório do Ipem. O ensaio é muito rápido, e nós podemos garantir se o seu equipamento está correto ou não”, informou o diretor do Ipem-AM.

Na oportunidade, os vereadores conheceram as atividades realizadas no laboratório de perícia do instituto. “Os produtos que são encontrados diariamente no comércio e são testados pelas nossas equipes, bem como os produtos relacionados à cesta básica, como, por exemplo, o arroz, a farinha, o GLP – que é o gás de cozinha. Esses testes são para garantir ao consumidor que ele está pagando a quantidade correta”, finalizou Márcio Brito.

O vereador João Carlos (Republicanos) destacou o trabalho do Ipem e disse que o propósito principal da visita foi o medidor de pressão arterial, que requer cuidados à saúde do cidadão.

“Nós ficamos muito felizes e surpresos com a forma da medição, muito bem assertiva, feito com um alto padrão, buscando a qualidade, buscando o respeito com o cidadão manauara e amazonense. Inclusive quando ele oscila na sua informação, transmite uma ideia muito ruim para aquele que está usando. E nos grandes centros cirúrgicos, por exemplo, isso traz uma situação muito delicada, muito perigosa. E graças ao trabalho que o Ipem tem feito, isso traz tranquilidade para a gente entender que a situação da saúde tem que ter mais respeito ainda”.

“Após audiência pública realizada na semana passada, foi levantada com a prefeitura a ideia de fazer uma indicação para que sejam trocados todos os medidores de pressão da rede de saúde do município”, acrescentou o vereador William Alemão (Cidadania).

Participaram da visita, os vereadores João Carlos (Republicanos), Yomara Lins (PRTB), Thaysa Lippy (PP) e William Alemão (Cidadania).