Intervenções no trânsito de Manaus reduzirão até 20 minutos de espera, anuncia prefeito em exercício

manaus
Foto: Carlos Oliveira/Gabinete do Vice-prefeito

Na quinta-feira (16), o prefeito em exercício de Manaus, Renato Junior, anunciou um pacote de 19 intervenções estratégicas no trânsito, com o objetivo de reduzir o tempo de retenção nos semáforos e minimizar o tempo de espera em pontos críticos da cidade. As alterações começarão a valer a partir da próxima terça-feira (21).


As intervenções são fruto de uma parceria entre o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com foco nas avenidas Constantino Nery, Djalma Batista, Pedro Teixeira, rua da Indústria e Loris Cordovil.

Redução de tempo de espera

Segundo Renato Junior, as mudanças permitirão uma redução de até 20 minutos no tempo de espera nos principais cruzamentos da cidade. “O prefeito determinou que nós fizéssemos pelo menos 19 intervenções de trânsito na cidade de Manaus. A primeira se dará aqui no trecho da Djalma Batista com a Constantino Nery. O trânsito será desviado pela rua das Indústrias, onde nós estamos, da Djalma Batista até a Constantino Nery”, disse.

“O semáforo que nós temos hoje na avenida Pedro Teixeira com a avenida Constantino Nery, que é de três ciclos, ou seja, três tempos, nós vamos reduzir para dois tempos. Com isso, nós vamos ter uma diminuição no tempo de espera dos condutores. De 25% a 30% da espera será diminuída. O trânsito que hoje fica de manhã bem cedo, muito carregado e um congestionamento muito grande na Pedro Teixeira, de quem quer acessar a Constantino Nery e a Djalma Batista, ficará agora em um sentido só”, explicou Renato Júnior.

Principais mudanças no trânsito

As intervenções incluem:

  • Mudanças no Sentido de Circulação: Alterando direções para facilitar o fluxo.
  • Abertura de Novos Retornos: Para melhorar a fluidez.
  • Novas Sinalizações: Revisão de placas e marcações viárias.
  • Implantação de Semáforos: Em pontos estratégicos.
  • Ajustes no Transporte Público: Reorganização de rotas para maior eficiência.

A Seminf mobilizará 50 servidores que atuarão em turnos de revezamento para garantir a conclusão rápida do projeto, incluindo obras como demolição de canteiros centrais e pavimentação.

Destaques do projeto

  • Conexão direta Constantino Nery-Torquato Tapajós: Uma nova alça de acesso eliminará o semáforo próximo à Estação de Transferência 2, reservando-o apenas para ônibus e motoristas que acessam a rua Loris Cordovil.
  • Sentido único na Pedro Teixeira: A avenida operará em sentido único entre as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista, eliminando o contrafluxo.
  • Reestruturação da rua da Indústria: Principal acesso entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, com novos semáforos e canteiros centrais.
  • Viaduto de Flores: Adequação geométrica e ampliação de faixas para maior fluidez no retorno sentido Centro-bairro.

Impacto no transporte público

Linhas de ônibus como 010, 207, 213, 214, entre outras, terão seus trajetos adaptados. Um novo ponto de ônibus será instalado na rua da Indústria, proporcionando mais comodidade aos passageiros.

Sinalização reforçada

As novas intervenções incluem:

  • Faixas de pedestres.
  • Áreas de espera para motocicletas.
  • Placas de regulamentação e advertência para maior segurança viária.