Instituto confirma caso de febre maculosa após morte de casal

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma espécie de carrapato

foto: Reprodução/Instagram

O piloto Douglas Costa, de 42 anos, e a namorada, a dentista Mariana Giordan, de 36, morreram em 8 de junho, três dias depois de terem apresentado sintomas como febre, dor e erupções vermelhas no corpo. Eles haviam feito uma viagem pelo interior de São Paulo e de Minas Gerais.


Segundo informações do G1, na segunda-feira (12), o Instituto Adolfo Lutz informou que Mariana morreu de febre maculosa. A doença constava da lista de possíveis causas dos óbitos, que citava ainda dengue ou leptospirose. Até a última atualização desta reportagem, a análise da amostra de Douglas não havia sido concluída.

Antes de apresentar os sintomas, o casal tinha visitado duas áreas rurais de Campinas, no interior de SP, e Monte Verde (MG). O piloto foi internado em um hospital de Jundiaí(SP). A dentista, em uma unidade da capital.

Ainda conforme o G1, de início, as mortes estavam sendo investigadas como suspeita de dengue, febre maculosa e leptospirose. Na noite de segunda, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou que Mariana Giordano morreu por febre maculosa.

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma espécie de carrapato.