Inspiração vintage com execução moderna: 3 dicas para quem quer iniciar no mundo do bordado

Com tanto tempo que passamos em casa nos últimos anos, vários novos hobbies surgiram, principalmente os com inspirações vintage, que nos oferecem um descanso das tantas telas que usamos durante o dia para trabalhar e se divertir. E um desses hobbies é o bordado!

Com séculos de tradição e presente na história de praticamente todas as civilizações de todas as partes do mundo, o bordado vem ganhando cada vez mais espaço nas atividades de lazer e descanso, principalmente entre os jovens, fazendo com que a imagem de uma vovó simpática de cabelos brancos e suas toalhas bordadas se torne cada vez mais uma coisa do passado.

E em meio a bastidores, linhas de bordado, agulhas e vários outros acessórios e técnicas, pode parecer até um pouco difícil para os iniciantes entender por onde começar, como bordar e como se desenvolver na prática – mas não é! Para te ajudar, separamos 3 dicas super importantes para te ajudar a começar a se aventurar pelo mundo dos bordados e descobrir mais sobre essa atividade tão relaxante. Vem com a gente!

1 – Paciência é tudo

Como toda nova técnica, as primeiras fases do aprendizado são as mais difíceis, e vários erros acontecem. Não deixe isso te influenciar a desistir! Erros são normais, tanto no bordado quanto em qualquer outra atividade, e o início será sempre uma etapa desafiadora. A paciência e a persistência são essenciais para a evolução das suas habilidades, e serão recompensadas com resultados lindos e cheios de esforço.

Além disso, o bordado é uma técnica elaborada, minuciosa e que exige muita paciência em todas as etapas do processo – gratificação instantânea não existe por aqui! Por isso, é essencial dar tempo ao tempo para cada projeto evoluir, sem um deadline apertado. Para iniciantes, os projetos pequenos são os mais indicados, já que terminam mais rápido e ajudam a dar mais motivação para continuar com a técnica.

2 – Nos materiais, priorize a qualidade ao invés da quantidade

Na empolgação para montar o seu kit bordado, é fácil encher o carrinho de compras, tanto online quanto físico, com várias e várias linhas, agulhas, tecidos e bastidores de bordado de todos os tamanhos, tipos e cores – mas cuidado! Ter várias opções é muito bom, mas escolher produtos de qualidade é muito mais importante, principalmente para iniciantes no bordado livre.

Além da questão da qualidade, muitas opções logo no início podem se tornar uma fonte de confusão, aumentando aquela sensação de não saber nem por onde começar. Aposte nos essenciais de qualidade, treine com projetos simples e menores, e aumente sua coleção aos poucos, de uma maneira que acompanhe a sua evolução na técnica de criação de bordados personalizados.

3 – Referências são o principal alimento da imaginação

Com a internet, encontrar referências, ideias e inspirações é mais fácil do que nunca. Use isso a seu favor! Plataformas como o instagram, Pinterest, TikTok e até mesmo o Google são ótimas fontes de ideias dos mais diversos tipos e níveis de dificuldade. O bordado é ótimo para se desconectar um pouco do mundo digital, mas recorrer a ele na hora de preencher o seu bastidor bordado com lindas criações é uma ideia que não falha.

4 – Dica bônus: crie laços

Sim, o bordado é uma atividade individual, realizada por apenas uma pessoa, suas linhas, agulhas e seu bastidor para bordado – mas também pode ser uma incrível oportunidade de confraternização e criação de laços entre pessoas que gostam da mesma atividade. Aproveite as redes sociais para criar ou encontrar um clube do bordado que permita que você se conecte com outras pessoas com interesses similares, e você vai ver como esse hobby pode se tornar uma parte ainda mais legal e importante da sua vida.