O Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE), Polo HUGV-UFAM/Ebserh, está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro de 2025 para pessoas com lesão medular que desejam participar de um programa gratuito de reabilitação. As inscrições podem ser feitas pelo formulário online disponível no link: Formulário de Inscrição, ou: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3OzwyrtXFHwkcoquQkpXSV-hU6LHmji7sQ9RTe4Kc0LKvpw/viewform?pli=1.
Sobre o programa
As atividades do PROAMDE acontecem no Ambulatório Araújo Lima, anexo ao Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-UFAM), localizado na Rua Afonso Pena, 691 – Centro, em Manaus. O programa conta com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de diversas áreas como:
Educação Física; Neurocirurgia; Ortopedia; Urologia; Assistência Social; Psicologia e Nutrição.
O objetivo é oferecer suporte integral aos pacientes com sequelas de lesão medular, promovendo o desenvolvimento de uma vida mais independente e produtiva, além de acelerar o processo de adaptação à nova condição.
Como entrar em contato
Interessados podem obter mais informações pelo telefone (92) 3305-4824 ou pelo e-mail [email protected].
História do PROAMDE
Criado como um programa de extensão da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o PROAMDE foi idealizado pela professora doutora Káthya Augusta Thomé Lopes. O projeto nasceu em 1991, inspirado no encontro “Desporto e Deficiência”, organizado pela Secretaria de Desporto da Presidência da República, e começou a funcionar em Manaus em 2000, com três polos: FEFF, HUGV e Equoterapia.
Atualmente, os polos FEFF e HUGV permanecem em atividade, sendo este último uma referência em neurocirurgia e reabilitação. No Polo HUGV, as atividades são realizadas em parceria com o Programa de Preparação de Alta para Pacientes Sequelados (PAPS), envolvendo pacientes e familiares em um processo de reabilitação interdisciplinar.
O papel da Ebserh
O Hospital Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh administra 45 hospitais universitários federais em todo o país, combinando assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS), formação de profissionais de saúde e desenvolvimento de pesquisas e inovações.