
As escolas brasileiras, públicas e privadas, já podem inscrever seus alunos na 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2026. O prazo para a realização do processo, que deve ser feito exclusivamente pelo site da OBMEP (www.obmep.org.br), encerra-se no dia 16 de março. A iniciativa tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos em todo o país, contribuindo para a melhoria da educação básica e incentivando o ingresso de estudantes no ensino superior.
OBMEP 2026: premiações e alcance
Para a edição de 2026, a OBMEP distribuirá aproximadamente 8,4 mil medalhas e 51 mil certificados de menção honrosa. Os alunos que se destacarem nacionalmente serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), recebendo uma bolsa mensal de R$ 300,00 por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Público-alvo e formatos da competição
A olimpíada é destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. A competição é dividida em três níveis: Nível 1 (6º e 7º ano do Fundamental), Nível 2 (8º e 9º ano do Fundamental) e Nível 3 (Ensino Médio).
A OBMEP conta com duas fases. A primeira é uma prova objetiva com 20 questões, prevista para 9 de junho, com correção realizada pelas próprias escolas. A segunda fase, com seis questões discursivas, ocorrerá em 17 de outubro, em centros de aplicação designados pela OBMEP, reunindo apenas os alunos classificados na primeira etapa. A divulgação dos classificados para a segunda fase será em 3 de agosto, e dos premiados nacionais, em 15 de dezembro.
Novidade para professores do Ensino Fundamental I
Uma novidade para 2026 é a inclusão de professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na competição, por meio da 1ª Olimpíada de Professores da OBMEP Mirim. As inscrições para esta modalidade ocorrerão de 4 a 29 de maio.
Resultados do Amazonas na edição anterior
Na 20ª edição da OBMEP, o Amazonas foi representado por 41 estudantes medalhistas, além de menções honrosas. Valcineide Malta, técnica da Coordenação do Ensino Fundamental do Deppe e articuladora da OBMEP na Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, ressaltou a importância da competição como incentivo, destacando que não apenas os alunos, mas também professores e escolas podem ser premiados.
Com informações da assessoria





