Em um salto significativo em direção ao futuro, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amazonas (Sinetram), está conduzindo uma série de iniciativas tecnológicas que estão transformando o transporte público em Manaus. As inovações vão desde a introdução de um sistema de bilhetagem inovador a um aplicativo de rastreamento de ônibus em tempo real. A cidade vem adotando tecnologia para aprimorar a eficiência e a conveniência do sistema de transporte público.
“Estamos muito entusiasmados com estas mudanças na gestão do prefeito David Almeida. É uma verdadeira revolução no sistema de transporte público em nossa cidade. Nossa visão é garantir que cada manauara possa chegar ao seu destino de maneira rápida, segura e conveniente”, disse o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.
As transformações começaram a ser implantadas no ano passado. Em junho de 2022, essa visão começou a tomar forma com o lançamento do Sistema de Bilhetagem Prodata. O bilhete de ônibus passou a ser pago através de QRCode. E para manter a segurança dos usuários, câmeras de alta resolução foram instaladas nas catracas com sistema de biometria facial, impedindo as fraudes no uso das carteirinhas intransferíveis como as carteirinhas de estudantes e Passe Livre. Agora existe mais segurança na biometria, impedindo que outras pessoas tenham acesso aos ônibus e terminais com o cartão de terceiros.
Outra tecnologia disponível aos passageiros é o rastreamento da frota em tempo real através de GPS, da mesma forma do rastreamento de uma entrega de pedido de comida pelo aplicativo ou compras pela internet. Desde julho de 2022, o Sistema de Gestão de Frota Sondá foi implementado, revolucionando a logística dos transportes urbanos.
A era dos aplicativos chegou ao transporte público de Manaus em dezembro de 2022 com o lançamento do “Cadê Meu Ônibus”. A plataforma permite aos usuários recarregarem seus cartões PassaFácil e até pagar a passagem usando uma carteira digital no aplicativo. Assim como as carteiras de couro foram substituídas por carteiras digitais, o mesmo aconteceu com a necessidade de um cartão físico PassaFácil.
Além disso, os usuários têm a opção da emissão da 2ª via do PassaFácil, ele se tornou tão fácil quanto mandar uma mensagem de texto, graças ao serviço PassaFácil Delivery. O lançamento da ferramenta possibilitou a emissão do cartão através do WhatsApp 92 98444-4412, com o serviço de entrega criado e desenvolvido para facilitar o dia a dia de empresas e clientes que utilizam a carteirinha física nos ônibus, terminais e estações de transferência da cidade.
“O novo sistema de bilhetagem, por exemplo, oferece atualizações tecnológicas avançadas, semelhantes às encontradas nas principais capitais do país. Ele permite que os passageiros acessem terminais e estações de ônibus usando um bilhete impresso com QRCode, o que é muito prático e seguro”, ressaltou Paulo Henrique.
Um serviço tão necessário e útil, como também, realista, passou a ser utilizado pelo IMMU, a Telemetria Track7 entrou em ação, monitorando o desempenho dos motoristas e melhorando a experiência do passageiro, enquanto análises de demanda dos terminais garantem que sempre haja um ônibus pronto quando você precisar. Esse ônibus fica em prontidão, caso haja necessidade, ele substitui ou reforça a frota atuante.
“A tecnologia vem mudando a experiência e o acesso a tudo que temos ao nosso redor e o transporte público não poderia ficar de fora. O Sinetram entende que essa transformação vai além de uma tendência, hoje ela chega a ser uma necessidade que facilita a rotina do passageiro, aumenta sua segurança e amplia as opções de compra e administração de créditos, embarque e monitoramento das viagens, tudo em tempo real”, salientou o presidente do Sinetram, César Tadeu Teixeira.
Em 2023, drones operacionais começaram a ser utilizados no cenário do transporte público. Desde fevereiro, o equipamento tem fornecido imagens aéreas de alta resolução para ajudar a solucionar problemas operacionais mais rapidamente. Em março, o sistema Sonda expandiu-se ainda mais, auxiliando na supervisão dos terminais de bairro e de integração. Além disso, telas foram instaladas nos Terminais 1 e 2 para que o usuário possa acompanhar a chegada do ônibus em tempo real.
Em junho, a inovação saiu das estações e chegou diretamente aos bairros. O projeto itinerante “Vem com o Sinetram”, oferece a emissão gratuita do cartão PassaFácil diretamente onde a pessoa vive.
Futuramente, a Prefeitura de Manaus instalará totens de autoatendimento, que permitirão comprar passagens diretamente nos pontos de ônibus. “Manaus está se transformando em uma cidade do futuro, uma cidade onde a tecnologia e o transporte público se unem para tornar a vida urbana mais simples, mais conveniente e mais conectada”, finalizou o diretor-presidente do IMMU.