Imprudência dos condutores é uma das principais causas de acidentes em Manaus, aponta Instituto de Criminalística

foto: Divulgação/SSP-AM

A perícia técnica do Instituto de Criminalística Lorena dos Santos Baptista (IC-LSB), por meio da estatística, identificou que a imprudência dos condutores é uma das principais causas de acidentes com vítimas fatais e lesionadas, registradas em Manaus.

Conforme o perito especializado em acidentes de trânsito Herivelton Lima, esse fator foi identificado como um dos que podem ter contribuído para o acidente ocorrido na quarta-feira (18), no Tarumã, zona oeste da cidade, onde dois homens morreram, após serem atingidos por um veículo.

Herivelton informou que pelos dados coletados no local, preliminarmente, o excesso de velocidade pode ter contribuído para as causas do acidente. “Durante nossos procedimentos identificamos que o condutor estava em uma velocidade de 105 quilômetros por hora. Isso nós comprovamos em análise feita no tacógrafo do veículo”, disse o perito.

Causas recorrentes

Herivelton Lima, que é especialista em acidentes de trânsito com vítimas fatais e lesionadas, disse que em mais de 12 anos de atividade acompanhou mais de cem acidentes desta natureza. De acordo com ele, deste total, em apenas um não foi identificada a falha humana ou a alta velocidade. “Eu recordo que em apenas um foi detectada a falha mecânica. Nos demais, posso afirmar que o acidente foi ocasionado pela falha humana ou imprudência no trânsito, dentre elas, a alta velocidade”, afirmou.

Preservação do local do acidente

A perícia trabalha com a elaboração de provas técnicas, e para que os peritos possam elaborar um laudo exitoso é preciso que o cenário do acidente seja totalmente preservado. No acidente de quarta-feira (18), o local estava sem alterações, o que possibilitou um resultado eficaz dos exames.

Prevenções

Para o perito em trânsito Herivelton Lima vários são os mecanismos que podem ser adotados para a prevenção de acidentes. Um deles é seguir as normas de tráfego, ou seja, obedecer às legislações de trânsito.

Além disso, é fundamental a manutenção dos veículos pesados ou de passeio, assim como a realização de treinamentos dos condutores de veículos automotores, reciclagem e exames toxicológicos periódicos, por parte dos condutores, seja de veículos de carga ou passageiros.

“É imprescindível realizar manutenções nos veículos, mas também olhar para o ser humano, que é quem conduz esses veículos, porque, reforço mais uma vez, são recorrentes os acidentes provocados por falha humana”, frisou o perito.

Com informações do Governo do Amazonas