IMMU testa mudanças no trânsito da Desembargador João Machado, mas decide manter sinalização original

IMMU Desembargador João Machado ()
Foto: Divulgação/IMMU

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realizou um teste operacional no cruzamento da rua Desembargador João Machado com a rua Cacilda Pedrosa, na zona Centro-Sul da capital.


No local, o IMMU aplicou uma solução semelhante à realizada anteriormente na rua Coronel Ferreira de Araújo, no bairro Petrópolis, intervenção que obteve resultados positivos, com redução de retenções e melhoria da circulação viária. A proposta consistia na criação de duas faixas de circulação no cruzamento, favorecendo os condutores que seguem em frente e minimizando os pontos de estrangulamento.


Durante a fase de testes, a equipe técnica do IMMU monitorou o comportamento do tráfego com o apoio de imagens aéreas, observações in loco e o uso de plataformas como Google Maps e Waze. A análise identificou, no entanto, que a dinâmica da avenida Desembargador João Machado é significativamente distinta.

IMMU Desembargador João Machado ()
Foto: Divulgação/IMMU

“O volume de tráfego na Desembargador João Machado é quase três vezes superior ao registrado na Coronel Ferreira de Araújo. Além disso, a via recebe diariamente um fluxo intenso de carretas, ônibus e caminhões, o que impacta diretamente na eficácia da intervenção aplicada”, explicou o diretor de Sinalização Viária, Lucas Pimentel.

Com base nesse diagnóstico, o instituto optou por ajustar a medida e restabelecer a sinalização anterior, com a dupla amarela no eixo da via.

“Esses testes são fundamentais para que possamos identificar o que realmente funciona em cada contexto urbano e esse não trouxe custo ao município, uma vez que foi realizado por meio de medida mitigadora. Experimentar, avaliar e, se necessário, corrigir, faz parte da metodologia de trabalho do IMMU. Seguimos atentos e comprometidos com a busca por soluções eficazes e seguras para o trânsito de Manaus”, destacou Lucas Pimentel.

Com informações da assessoria

IMMU Desembargador João Machado ()
Foto: Divulgação/IMMU