
Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizaram uma importante ação de atendimento a agricultores familiares indígenas na região do Rio Ayari, em São Gabriel da Cachoeira. A iniciativa atendeu mais de 140 indígenas da etnia Baniwa, distribuídos em nove comunidades, com foco no cadastro e emissão de documentos rurais essenciais.
A expedição, que durou dois dias para alcançar as comunidades, resultou na emissão de 56 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF) e 50 Cartões do Produtor Primário. Segundo Roney Macedo, engenheiro agrônomo da Unidade Local (UnLoc) do Idam, esses documentos são cruciais para que os agricultores possam acessar uma série de benefícios e participar de chamadas públicas.
A ação, iniciada em 4 de fevereiro, percorreu as comunidades indígenas de Santa Isabel, Canadá, Ucuqui Cachoeira, Camarão, Macedônia, São José, São Joaquim, Uapui Cachoeira e Cará Igarapé. A realização do projeto foi possível graças a uma parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), responsável pelo custeio do transporte e alimentação, e com o apoio da Prefeitura Municipal de São Gabriel da Cachoeira.
Com informações da assessoria





