Hospitais 28 de Agosto e Dona Lindu passam a integrar Complexo Hospitalar Zona Sul

Hospital de Agosto
Foto: Arquivo/Secom

O Governo do Amazonas anunciou a criação do Complexo Hospitalar Zona Sul (CHZS), unificando as operações do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e do Instituto da Mulher Dona Lindu. A iniciativa, implementada desde 1º de dezembro, busca modernizar e elevar a eficiência dos serviços médico-hospitalares oferecidos à população, inspirando-se no modelo de excelência do Hospital Delphina Aziz.


Gestão integrada e modernização dos serviços

A integração visa melhorar o atendimento e oferecer maior agilidade e qualidade nos serviços, tanto dentro das unidades quanto em suas áreas externas. Segundo a titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, o novo modelo permitirá uma administração mais eficiente, incluindo a implementação de tecnologias e equipamentos de ponta.


Funcionamento 24h e especialidades mantidas

Os hospitais continuam operando 24 horas, com atendimento nas mesmas especialidades. O objetivo é oferecer serviços completos, como internações, tratamentos especializados e exames, garantindo cobertura integral para as demandas da população.

  • Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto: Foco em urgência e emergência clínica e cirúrgica, ortopedia, urologia, tratamento de queimaduras, entre outros.
  • Instituto da Mulher Dona Lindu: Especializado em ginecologia, obstetrícia, neonatologia, mastologia, atendimento a vítimas de violência sexual e possui o segundo Banco de Leite Humano do Amazonas.

Impactos positivos na saúde pública

Com a gestão integrada, espera-se uma ampliação da capacidade de atendimento, especialmente em áreas críticas como ginecologia e urgência e emergência. No 28 de Agosto, a meta é atender cerca de 12 mil pessoas por mês. No Dona Lindu, o foco será fortalecer o atendimento humanizado e as habilitações técnicas em parto e nascimento.

Infraestrutura e atendimento modernizados

As melhorias incluem laboratórios automatizados, modernos equipamentos de diagnóstico, como tomografia, ultrassonografia e raios-X, além de serviços que reduzem o tempo de espera e aumentam a precisão nos diagnósticos.

Um marco para a saúde no Amazonas

O Complexo Hospitalar Zona Sul representa um avanço significativo para a saúde pública no Amazonas, com impacto direto na qualidade de vida da população. A integração reflete o compromisso do governo em oferecer um atendimento humanizado, ágil e de excelência.

Para a população, a mudança promete melhores experiências de atendimento e ampliação dos serviços médicos disponíveis em duas das principais unidades de saúde da capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui