Homem se passava por menina para conseguir fotos e vídeos íntimos de crianças em Manaus

foto: Polícia Civil do Amazonas

Policiais da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), prenderam, nas primeiras horas desta sexta-feira (29), Robson José dos Santos Reis, por pedofilia virtual e armazenamento de conteúdo pornográfico infantil. Foi apreendido o aparelho celular do infrator com vários vídeos e fotos de crianças.

Conforme o delegado Antônio Rondon, titular da Dercc, a Polícia Civil do Espírito Santo solicitou apoio da unidade especializada para localizar o homem, pois foi constatado que o indivíduo estaria praticando a ação delituosa naquele estado, por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens.

Delegado faz um alerta

O delegado Antônio Rondon, conta que nessa fase infantojuvenil, é comum o surgimento do primeiro amor, de dúvidas, frustrações, o que gera a necessidade de ter alguém próximo que possa dar apoio durante esse processo, e é nesse momento que infratores se aproximam das vítimas de forma on-line. “Eles atuam mais especificamente em plataformas que utilizam criação de avatares e assim fazem perfis falsos. Com isso, eles se passam por pessoas da mesma idade das vítimas, e demonstram compreensão com o que elas estão passando, o que acaba gerando uma conexão para futuramente obter algum tipo de vantagem”, explicou.

Ainda segundo a autoridade policial, após o criminoso obter a amizade virtual das vítimas, ele passa a abordar assuntos mais íntimos, e assim pedem fotos e vídeos sensuais. Em posse do material, posteriormente, passam a humilhá-las, chantageá-las e extorqui-las para que o conteúdo íntimo não seja divulgado na internet, ou ainda, pedem para que sejam cumpridos desafios impostos por ele.

Com informações da Polícia Civil do Amazonas