Um foguete da SpaceX decolou da Flórida nesta quarta-feira (15) levando um executivo de comércio eletrônico bilionário e três cidadãos menos abastados que ele escolheu para se juntar a ele na primeira viagem de uma tripulação civil em um voo para a órbita da Terra.
O quarteto de viajantes espaciais amadores, liderado pelo fundador e executivo-chefe da empresa de serviços financeiros Shift4 Payments, Jared Isaacman, decolou às 21h03 (horário de Brasília) do Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral.
🚀🚀🚀🚀
Em momento histórico, SpaceX faz primeiro voo privado ao espaço.
Lançamento também é pioneiro por ser a primeira vez que a tripulação é formada inteiramente por civis.
Assista 👇🏻 pic.twitter.com/sNTcKDbY6j
— Metrópoles (@Metropoles) September 16, 2021
Uma transmissão ao vivo da SpaceX mostrou Isaacman, de 38 anos, e seus companheiros –Sian Proctor, 51, Hayley Arceneaux, 29, e Chris Sembroski, 42– amarrados na cabine pressurizada da cápsula branca reluzente do SpaceX Crew Dragon, apelidada de Resilience, usando seus macacões de voo e capacetes.
O voo, que não tem astronautas profissionais acompanhando os clientes pagantes da SpaceX, deve durar cerca de três dias entre a decolagem e o pouso no Atlântico.
Isaacman pagou uma soma não revelada, mas que a revista Time estimou em US$ 200 milhões, ao também bilionário e proprietário da SpaceX, Elon Musk, pelos quatro assentos.
https://twitter.com/Astronomiaum/status/1438212254177144838?s=20
A missão #Inspiration4 da SpaceX é o primeiro vôo orbital comercial da história e permanecerá em órbita da Terra por 3 dias. Apesar de seus ocupantes serem 'civis', todo possuem função a bordo e não são apenas 'turistas' ou 'participantes de voo espacial'. pic.twitter.com/twtT40KwqA
— Projeto Céu Profundo (@CeuProfundo) September 16, 2021
Com informações da Agência Brasil