Grupo Carrefour Brasil celebra parceria com UniãoBR para compra de usinas de oxigênio para a população do Amazonas

Esses equipamentos significam uma substituição sustentável dos cilindros e ajudam a salvar vidas na pandemia e no pós-pandemia.

Diante do grave cenário provocado pela segunda onda do covid-19 no Amazonas, o Grupo Carrefour Brasil se uniu ao grupo ‘Juntos pelo Amazonas’, coalização de empresas articulada pelo movimento nacional UniãoBR no âmbito da frente ‘SO2S Manaus’, para doar verbas para a compra de seis usinas de oxigênio para atendimento da população local. Os equipamentos serão distribuídos nos municípios de Alvarães, Santo Antônio do Içã, Codajás, Tapauá, Apuí e Urucará.

Com o investimento de 20 empresas – que totaliza R$2 milhões – essas usinas produzirão oxigênio suficiente para atender 90 leitos de UTI em hospitais público da região. O diferencial dos aparelhos é que são capazes de gerar oxigênio de forma ininterrupta, podem atender simultaneamente múltiplos leitos de enfermaria e são uma solução mais sustentável e permanente que os cilindros, bastando serem ligadas à rede elétrica dos hospitais, sem necessidade de trocas ao longo do dia. Além disso, os equipamentos doados poderão ser utilizados pela rede de saúde posteriormente à pandemia também.

“Trata-se de uma ação emergencial com o objetivo de salvar vidas”, avalia Lucio Vicente, Head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. “Temos atuado no Norte do país desde o início da pandemia, por ser uma região de grande vulnerabilidade social”, completa.

Histórico de doações do Carrefour

No início de fevereiro de 2021, em parceria com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o Carrefour se mobilizou para doar kits de higiene para a população ribeirinha e luvas cirúrgicas para maternidades públicas de Manaus. Com o intuito de ajudar as famílias a se precaverem contra a doença, o kit incluiu álcool em gel, máscara de proteção facial, água sanitária, detergente, sabão em barras e absorventes femininos. Quase 86 mil itens foram direcionados às populações mais necessitadas.

Em 2020, por meio de sua campanha ‘Compra Solidária’, que apoiou pessoas em vulnerabilidade social durante a pandemia, com a doação de alimentos e máscaras de proteção, o Grupo Carrefour Brasil também atuou fortemente na Amazônia Legal, uma das regiões mais afetadas pela covid-19, beneficiando governos, prefeituras, bancos de alimentos municipais e organizações como a Fundação Amazonas Sustentável (FAS). No total, 26 mil cestas básicas foram doadas à região, além de 70 mil máscaras de proteção – um aporte de mais R$1,5 milhão destinado a estados como Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Mato Grosso e Maranhão.

Ainda em 2020, a companhia também doou 50 mil máscaras cirúrgicas descartáveis, com dupla filtragem, além de cinco mil máscaras de acrílico, para a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas, para utilização no Sistema Único de Saúde (SUS) de Manaus. Além disso, no âmbito do projeto ‘Sua Máscara Solidária’, que visa à geração de renda para mulheres em situação econômica desfavorável, o grupo também destinou 15 mil máscaras feitas de tecido duplo, de acordo com todas as orientações dos órgãos de saúde, a lideranças indígenas da região amazônica, e a locais como Terras Indígenas de Rondônia (RO) e Parque Nacional Indígena do Xingu (MT).

Sobre o Grupo Carrefour Brasil

Há 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 690 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 62,2 bilhões em 2019 e mais de 87 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera.

A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food.

No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar.

Com mais de 360 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2019, a receita global da companhia totalizou € 80,6 bilhões.

www.grupocarrefourbrasil.com.br

Informações para a imprensa:
Grupo Carrefour Brasil – (11) 2391-5005 | [email protected]