O Governo do Amazonas manterá o funcionamento dos serviços essenciais das áreas de saúde e segurança durante o feriado da Semana da Pátria, sendo no dia 7 de setembro (quinta-feira), em que se comemora a Independência do Brasil, e no dia 8 de setembro (sexta-feira), data postergada pelo Estado da comemoração da Elevação do Amazonas à Categoria de Província.
Entre os serviços mantidos estão centrais de flagrantes da Polícia Civil do Amazonas (PC_AM) e atendimentos de urgência e emergência de saúde. No decreto, publicado no Diário Oficial no dia 21 de agosto, o Executivo Estadual estabeleceu expediente normal no dia 5 de setembro (terça-feira), nas repartições públicas, autarquias e fundações do Estado, em virtude da postergação deste feriado para o dia 8 de setembro.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que todas as 25 unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde na capital funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante os feriados de 7 e 8 de setembro.
Vão funcionar os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além do serviço de emergência psiquiátrica do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).
Os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidade. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão em funcionamento normal. O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do Estado.
No interior do estado, todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares, com atendimento de urgência e emergência diariamente em regime de plantão.
As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis), Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e Policlínicas retornam às atividades no dia 11 de setembro (segunda-feira). Como as agendas dessas unidades são bloqueadas nos fins de semana e feriados, não são marcados no Sistema de Regulação (Sisreg) serviços nesses dias, não havendo necessidade de remarcações.