O Governo do Amazonas realiza, na rede pública estadual de saúde, uma programação intensificada de cirurgias ginecológicas. As ações, direcionadas às pacientes já com procedimentos agendados pelo sistema de regulação, reforçam e ampliam o número de cirurgias realizadas normalmente nas unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
A programação extra de cirurgias ginecológicas está sendo realizada no Instituto da Mulher Dona Lindu e no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidades da SES-AM. A ação iniciou no Outubro Rosa e a previsão é que se estenda até janeiro de 2025, beneficiando mais de 500 mulheres.
“Essa ação é parte do Programa Saúde Amazonas, criado pelo governador Wilson Lima, com foco na ampliação da oferta e do acesso da população aos serviços da rede pública. É uma programação que cumpre o propósito de reduzir a demanda por cirurgias nessa área, no Estado, agilizando o atendimento e possibilitando que mais pessoas sejam atendidas, em um curto espaço de tempo”, ressalta a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud. “Estamos muito felizes em propiciar, com essa iniciativa, melhor qualidade de vida a mulheres que vinham sofrendo com problemas ginecológicos”, reforçou.
Ainda segundo a secretária, os procedimentos, que são de média e alta complexidades, contam com atuação de equipes multiprofissionais da SES-AM, compostas por médicos, anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de medicamentos e insumos necessários. Os resultados, ela observa, só são possíveis graças aos investimentos realizados e o trabalho dos profissionais da saúde, na linha de frente dos atendimentos.