Governo Federal investe 4 bilhões de reais em trens e VLTs no Recife, com concessão de 30 anos e tarifa integrada


Um acordo entre a União e o governo de Pernambuco mira a transformação do sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife. O pacote envolve 4 bilhões de reais em cinco anos para obras e para a aquisição de 18 trens e quatro VLTs, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A concessão prevista tem validade de 30 anos e envolve a transferência de ativos da CBTU para o estado, com estudo do BNDES orientando a estruturação. A assinatura ocorreu nesta terça-feira (16), no Palácio do Planalto, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No próximo ano, estão previstos cerca de 57 milhões de reais para obras civis, recuperação de coberturas e contratos de serviços para melhorar conforto e segurança nas estações de trens e metrô.


Detalhes do acordo e operacionalização

A estruturação do projeto de transferência de ativos da CBTU para o governo estadual será orientada por estudo produzido pelo BNDES. A licitação para a gestão ficará sob supervisão do Ministério das Cidades e da Casa Civil. Parte da frota será reforçada com a incorporação de 11 trens já adquiridos ou remanejados de outras praças.


As primeiras ações já receberam autorização para avançar, com 57 milhões de reais garantidos em investimentos iniciais para intervenções nas estações e coberturas, permitindo que as obras comecem de imediato.

Tarifa integrada e metas de mobilidade

Entre as propostas-chave está o sistema de integração tarifária, que permitiria ao usuário pagar uma única passagem por deslocamentos entre diferentes modais durante um período determinado. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou que o objetivo é oferecer uma passagem única para trajetos que conectem metrô, trem e VLT dentro de uma janela de tempo. O acordo também prevê, durante o período de obras do metrô, a aquisição de ao menos 100 ônibus elétricos para modernizar a frota de transporte público da região.

Contexto da rede do Recife

A Rede Metroferroviária da Região Metropolitana do Recife soma 71,4 km de trilhos, cinco linhas e 37 estações, atendendo entre 160 mil e 180 mil passageiros por dia.

Com informações da Agência Brasil.