
O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (13), o Centro de Lazer Noca e Maroca, no conjunto Ribeiro Júnior, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. O espaço, que recebeu um investimento de R$ 1,1 milhão em obras de reforma, visa fortalecer as ações de esporte, lazer e convivência comunitária na região. A entrega do equipamento foi celebrada com um baile de carnaval para idosos, reunindo grupos atendidos por programas sociais e moradores locais.
Durante a solenidade, o governador Wilson Lima ressaltou a importância de investimentos que promovem o convívio comunitário e oferecem espaços públicos de qualidade. “Entregas como essas são importantes para a comunidade, porque isso acaba se tornando um centro de referência para as atividades. A comunidade precisa ter espaço como esse daqui e o nosso compromisso é continuar trabalhando para que todos aqueles espaços que sejam da comunidade continuem sendo utilizados pela comunidade, fazendo um trabalho de integração”, declarou.
Estrutura moderna para a comunidade
As obras, executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), resultaram na reforma completa do centro de lazer. O novo espaço conta com área para aulas de zumba, quadra de areia para futevôlei, espaço coberto para eventos, banheiros, chuveiros, playground, academia ao ar livre, mesas de jogos e bancos de praça, distribuídos em uma área total de 550 metros quadrados.
Um antigo sonho realizado
A entrega do Centro de Lazer Noca e Maroca atende a um anseio antigo dos moradores do conjunto Ribeiro Júnior, que aguardavam por um espaço público de convivência há mais de três décadas. A área, anteriormente considerada de risco e sem infraestrutura adequada, foi totalmente revitalizada.
O nome do centro homenageia um dos primeiros casais de moradores do conjunto. Maria da Conceição Girão de Araújo Cruz, conhecida como Maroca e com 86 anos, foi uma das primeiras moradoras e participou da solenidade. “É muito importante para o conjunto porque faz tempo que viemos pra cá, em 89, e muitas coisas assim não tinham aqui. Vai ser muito bom, daqui pra frente vai ser melhor ainda do que o que já tinha. Aprovei, é muito bonito aqui”, comentou.
Inclusão e qualidade de vida
O baile de carnaval, que marcou a inauguração, contou com a participação de três grupos de idosos atendidos pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc): Trabalho com Alegria (Monte das Oliveiras), Sempre Jovem (Novo Aleixo) e Idade Renovada (Cidade de Deus). Sonia Nelles, 66 anos, integrante do grupo Sempre Jovem, destacou a relevância do novo espaço para a qualidade de vida. “O meu sentimento é de um espaço realizado. Graças ao nosso governador, as pessoas vão ter condições de praticar atividade física. É pelo corpo e pela mente também, porque as pessoas que praticam atividade física têm outro viver da vida, têm outra diversão. Então esse espaço é muito importante para toda a comunidade da zona norte”, afirmou.
A obra faz parte de um conjunto de ações do Governo do Amazonas voltadas à requalificação urbana e à inclusão esportiva e social. Apenas em 2025, o Estado já revitalizou 14 espaços esportivos na capital e no interior. Desde 2021, foram reformados 45 espaços esportivos em todo o Amazonas, com investimentos que somam R$ 49,7 milhões.
Participaram da solenidade os deputados estaduais Cabo Maciel, João Luiz e Professora Jacqueline; o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo; a titular da Sejusc, Jussara Pedrosa; o secretário de Desporto e Lazer, Diego Américo; além de lideranças comunitárias e representantes de órgãos estaduais.
Com informações da Agência Amazonas de Notícias





