A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), criou 30 vagas para consultas de nutrição neste mês de julho, antecipando o atendimento de pacientes. As consultas são voltadas a pacientes a quem o câncer traz prejuízos nutricionais diretos.
O diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, destaca a medida de gestão que possibilitou a melhoria aos pacientes oncológicos. “Com a chegada de mais um nutricionista para o quadro da Fundação Cecon, as vagas, que antes eram 20 por semana, agora são 50. Conseguimos antecipar as consultas de muitos pacientes. Estamos atuando em melhorias para garantir o atendimento oncológico especializado e célere”, disse Mourão.
Serviço
O serviço de Nutrição da FCecon agora conta com quatro nutricionistas, além de duas estagiárias da área. O atendimento do serviço ocorre tanto em consultas no Ambulatório quanto aos pacientes internados nas Enfermarias da unidade, segundo a gerente de Nutrição da FCecon, nutricionista Bárbara Abrahim.
“Procuramos oferecer aos pacientes a necessidade alimentar adequada e também suplementação para cada caso, bem como damos ênfase na escuta à beira-leito para adequar as preferências alimentares ou mesmo os desejos. Isso deixa o paciente muito satisfeito e feliz com um simples gesto, como, por exemplo, poder trocar uma refeição comum por um lanche saudável ou até mesmo algo regionalizado”, explica Abrahim.
Consultas
Atualmente, o serviço de Nutrição conta com 50 vagas para consultas semanais, voltadas aos pacientes com prejuízos nutricionais diretos decorrentes do câncer. Os mais comuns são do colo uterino, mama, cabeça e pescoço, estômago e esôfago.
“Separamos por dias de atendimento para que possamos acompanhar melhor esses pacientes. Às segundas, terças e quartas, entram na agenda pacientes oncológicos em geral, exceto pacientes da cabeça e pescoço e os cirúrgicos, que têm dias específicos na quinta e sexta, respectivamente, dando assim um espaço especial aos tumores que mais agravam o estado nutricional”, afirma o nutricionista Ábner Paz.
Marcação
Para marcar atendimento com um nutricionista da FCecon, é preciso ser paciente da unidade e ter um encaminhamento de um profissional da equipe multiprofissional da Fundação, sejam médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e profissionais do Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos (STDCP).
Com o encaminhamento e o cartão de paciente FCecon em mãos, é preciso se dirigir até o balcão do Serviço de Atendimento Médico Estatístico (Same), no salão principal do Ambulatório, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, para agendar a consulta.
Com informações da assessoria