Em 2023, após oito anos da sua última vez no Brasil, Florinda Meza, a intérprete da Dona Florinda, da série Chaves, votará ao país. Aqui está concentrado o maior número de fãs do seriado fora do México. À Folha de São Paulo, a atriz se disse animada com a visita e contou que os fãs brasileiros são “muito afetivos e apaixonados”.
A vinda de Florinda se dará graças a um festival de educação, ecologia e sustentabilidade que ela participará. No entanto, ela aproveitará para reencontrar os fãs brasileiros, em um formato já utilizado por ela que é o Meet and greet, que custará a partir de 50 reais. Isto é, Florinda cobra uma taxa para pequenos encontros com fãs onde é possível conversar e tirar fotos. Assim, os interessados em encontrar a eterna Dona Florinda terá que desembolsar entre R$ 300 a R$ 1.600.
A série Chaves foi transmitida no Brasil por mais de 30 anos, justificando a legião de fãs que coleciona no país. “É uma coisa inexplicável e fascinante ao mesmo tempo”, contou Florinda à Folha.
A série, porém, deixou de ser exibida por conta de uma briga judicial entre a emissora mexicana Televisa e o Grupo Chespirito, detentor dos direitos de exibição e roteiros escritos por Roberto Gómez Bolaños.
“Não depende de mim, mas é uma negociação muito triste. Como calcular um valor em cima de uma criação de anos, dedicação de décadas de Roberto? Sinceramente, não sei se estou mais otimista ou mais pessimista com relação ao fim dessa polêmica. O que eu queria mesmo é que ‘Chaves’ voltasse a ser exibido”, disse ela para a Folha de São Paulo. Com informações da Revista Maire Claire