Fiscalização do Detran-AM no Carnaval contará com 90 agentes e forte aparato logístico

Fiscalização CRED Divulgação Detran AM ()
Foto: Divulgação/Detran-AM

A partir desta quinta-feira (27), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) irá reforçar a Operação Lei Seca em todas as zonas de Manaus. O objetivo é reduzir os acidentes de trânsito causados pelo consumo de álcool, preservando vidas e garantindo um Carnaval mais seguro. A operação segue até a Quarta-Feira de Cinzas (5), contando com a atuação de 90 agentes de trânsito nas principais ruas da cidade.


Fiscalização ampliada para reduzir acidentes

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, as fiscalizações começaram ainda no período de pré-Carnaval, resultando na redução significativa de internações hospitalares devido a acidentes de trânsito causados pela combinação de álcool e direção.

“No início de fevereiro, o Detran Amazonas intensificou as operações Lei Seca nos eventos pré-Carnaval e, a partir desta quinta-feira, vamos aumentar ainda mais as ações para reduzir os números de acidentes. Portanto, pedimos que, se for beber, não dirija. Use o cinto de segurança, o capacete, atravesse na faixa de pedestres e evite o uso do celular ao conduzir qualquer tipo de veículo”, reforçou Fernandes.

Estrutura da Operação Lei Seca

Para reforçar a fiscalização, o Detran-AM contará com um forte aparato logístico, incluindo:

  • 10 viaturas quatro rodas
  • 6 viaturas duas rodas
  • 5 plataformas
  • 3 micro-ônibus
  • 1 cavalo mecânico
  • 1 veículo “transformer” (equipado para remoção de grandes estruturas)

A operação também contará com o suporte da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e de outros órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), garantindo a remoção rápida de veículos quebrados ou alegorias com defeitos, evitando transtornos e atrasos no desfile das escolas de samba.

Ação especial no Sambódromo

O Detran-AM estará presente no entorno do Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo), no bairro Flores, zona centro-oeste, entre quinta-feira (27) e sábado (1°), quando acontece o Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial.

O coordenador geral da Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, destaca que a presença dos agentes de trânsito será essencial para o controle do tráfego e remoção de veículos irregulares, assegurando a fluidez e segurança da festa.

Com essas medidas, o Detran-AM reforça o compromisso com a segurança viária e a redução de acidentes, garantindo que a folia aconteça com responsabilidade e proteção para todos.