Fiocruz detecta nova variante da Ômicron, que seria responsável por aumento de casos no AM

A Rede Genômica da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) detectou, no último sábado, no Amazonas, uma nova subvariante da Ômicron, que seria responsável pelo crescimento de casos de Covid-19 no estado.


De acordo com o pesquisador Tiago Gräf, da Rede Genômica, o aumento no número de infectados na Região Norte merece atenção especial, já que “o que ocorre no estado tende a se repetir em outras regiões e pode estar acontecendo novamente”, explica ele.


Dados da Fiocruz apontavam que desde a metade do mês de outubro os números de testes positivos aumentavam no Amazonas, subiram de uma média móvel de 230 novos infectados por semana para cerca de 1.000.


Para descobrir quais eram os motivos do crescimento, os pesquisadores da Fiocruz AM sequenciaram mais de 200 genomas do Sars-CoV-2 de setembro e outubro e assim identificou a nova variante, que está sendo chamada pelos pesquisadores de BE.9.

A nova cepa é uma evolução da sublinhagem BA.5.3.1, ou seja, é uma Ômicron da linhagem BA.5. Felipe Naveca, virologista da fundação no Amazonas, explica que o vírus descoberto compartilha algumas mutações similares a BQ.1., que tem sido responsável pelas novas ondas de Covid na Europa e Estados Unidos, por exemplo. Com informações do R7

Clique aqui para acessar o link