Festival Literário do Centro começa nesta sexta-feira (25) com programação gratuita em Manaus

Dráuzio Varella ()
Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (25), o coração de Manaus será tomado pelas palavras, ideias e vozes da literatura contemporânea com a 3ª edição do Festival Literário do Centro (Flic). O evento, que se estende até a segunda-feira (28), reunirá escritores locais e nacionais em uma programação 100% gratuita, espalhada por pontos simbólicos do centro histórico da capital: Icbeu Manaus, Casarão de Ideias e Rua Barroso.


Com o tema “Memória e Retomada”, o festival deste ano promete quatro dias de encontros literários, oficinas, rodas de conversa e intervenções artísticas que convidam o público a refletir sobre suas origens, identidade e os rumos da escrita em tempos de reconstrução.

Programação que une reflexão e emoção

A abertura da programação será nesta sexta, às 19h, na Biblioteca do Icbeu, com o bate-papo “A Insurgência da Literatura – Pensamento Para Um Festival”, reunindo Myriam Scotti, João Fernandes e o Sarau das Enluaradas. Os ingressos para as atividades no Icbeu estão disponíveis gratuitamente via Sympla (sympla.com.br).

No sábado (26), a programação se intensifica com:

  • Oficina de Poesia – A Jornada Poética Amazônida, com Rita Clark (10h às 12h, no Casarão de Ideias)

  • Roda de Conversa – Escrita LGBTQIAPN+, com o Coletivo Panapana (15h às 16h)

  • Abertura oficial na Rua Barroso, às 17h30, com o painel “Memória e Retomada”, com Matheus Leitão e Ytanajé Cardoso, mediado por Adriana Aguiar

  • “Escritas Femininas em Tempo de Retomada”, com Bianca Santana e Geni Núñez, mediadas por Myriam Scotti, às 19h

  • Intervenções artísticas da Art School – Icbeu entre os debates, com apresentações de violino, dança e violão

No domingo (27):

  • Às 15h: Roda de Conversa – Os Eventos Literários e o Mercado Para Autores, com Max Santos (Companhia das Letras)

  • Às 17h30: “Palavra de Mulher Tem Força”, com Socorro Acioli e Sandra Godinho, mediadas por Elaine Andreatta

  • Às 19h: “Escrita Negra Como Enfrentamento e Transgressão”, com Jeferson Tenório e Patrícia Melo, sob mediação de Luciana Santos

  • Novamente, a Art School realiza intervenções culturais nos intervalos

Encerramento com Dráuzio Varella

Na segunda-feira (28), o encerramento do festival será em grande estilo. Às 19h, no Teatro Icbeu, o médico e escritor Dráuzio Varella lança seu novo livro “O Sentido das Águas: Histórias do Rio Negro”, resultado de mais de 30 anos de vivências na Amazônia.