Feriado prolongado tem intensa movimentação na rede estadual de saúde, com mais de 11 mil atendimentos

WhatsApp Image at
Foto: Evandro Seixas/Secom

As unidades da rede estadual de saúde realizaram mais de 11,2 mil atendimentos e 258 cirurgias, em dois dias – no ponto facultativo de quinta-feira (17) e no feriado de sexta-feira (18). Os números divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) mostram a intensa movimentação nas 25 unidades de urgência e emergência e nos hospitais da capital, todos funcionando com capacidade plena e atendendo 24 horas no feriado prolongado, que segue até esta segunda-feira (21).


De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, os serviços e unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs) registraram alta demanda nos dois primeiros dias do feriado prolongado. Parte dela, de atendimento de urgência básica, perfil do escopo das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Em relação às cirurgias, estamos mantendo o volume de rotina, independente do feriado. Tanto os procedimentos de emergência, nos prontos-socorros, quanto as cirurgias agendadas nos hospitais das fundações Adriano Jorge (FHAJ), do Coração Francisca Mendes (FHCFM) e Centro de Controle de Oncologia (FCecon), além do Hospital Delphina Aziz, estão realizando conforme a programação”, disse a secretária.

Os números refletem o compromisso do Governo do Amazonas em garantir o acesso à saúde. A rede estadual de saúde mantém todas as 25 unidades de urgência e emergência funcionando no feriado prolongado, 24 horas por dia.

São seis prontos-socorros, nove SPAs, duas UPAs, sete maternidades e a emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam). “Os profissionais de saúde estão a postos para atender a população que nos procuram, garantindo agilidade, menor tempo de espera e qualidade na assistência prestada”, ressaltou a titular da SES.

Com informações da assessoria