Feirão do Pescado: produtos regionais e peixes frescos a partir de sexta (29) em dois locais de Manaus

Peixes frescos e produtos regionais no Feirão do Pescado em dois pontos de Manaus
Foto: Ruth Jucá

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realizará a primeira edição especial do Feirão do Pescado nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. A ação acontecerá simultaneamente em dois pontos da capital, beneficiando consumidores e produtores com peixes frescos, produtos regionais e preços acessíveis.

Locais e horários

O Feirão será realizado em dois locais estratégicos de Manaus:

  • Centro Cultural Povos da Amazônia, na Bola da Suframa, zona sul;
  • Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, zona norte.

Os horários de funcionamento são:

  • Sexta-feira e sábado (29 e 30/11): das 5h às 19h;
  • Domingo (1º): das 5h às 13h.

Oferta de produtos

Com a participação de 40 piscicultores, seis tratadores de peixes e 116 feirantes, a edição especial disponibilizará 119 toneladas de peixes frescos. As principais espécies à venda incluem:

  • Tambaqui
  • Pirarucu
  • Matrinxã

Além dos peixes, os consumidores poderão adquirir frutas, verduras, hortaliças, farináceos e pimentas, diretamente dos produtores das Feiras de Produtos Regionais da ADS.

Fomento à economia local

Segundo a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa, o Feirão do Pescado tem um papel importante na geração de renda para piscicultores e feirantes.

A produção de peixes comercializada no evento é proveniente de tanques de piscicultura de municípios como Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Manacapuru, Iranduba e Manaus. Essa prática segue as normas ambientais vigentes, respeitando a proibição da pesca em rios e lagos durante o período.

Sustentabilidade e qualidade

Os peixes criados em tanques garantem o abastecimento sustentável durante o período de defeso, em que a pesca nos rios é proibida. Essa medida assegura a continuidade das atividades dos piscicultores sem prejudicar o meio ambiente.

Além disso, a diversidade de produtos disponíveis no Feirão reflete o compromisso da ADS em proporcionar aos consumidores uma experiência de compra que une qualidade e sustentabilidade.