
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou um mutirão de consultas oncológicas pélvicas, no sábado (3). Foram atendidas 31 pacientes de Manaus e de municípios do interior.
O objetivo é agilizar o tempo de espera de consultas e dar continuidade ao tratamento de forma mais célere. “A FCecon reuniu, no sábado, médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros neste mutirão para antecipar consultas de pacientes, que possuem tumores ginecológicos. Nosso objetivo é dar celeridade ao tratamento dessas pacientes”, disse a diretora técnica, Hilka Espírito Santo.
Tratamento agilizado
No mutirão de sábado, 31 pacientes tiveram a consulta antecipada. Segundo a gerente do Ambulatório, enfermeira Maura Negreiros, as pacientes aguardavam a consulta via Sistema de Regulação (Sisreg) e darão início ao tratamento, que pode ser cirúrgico, com quimioterapia ou radioterapia, ou utilizando os três tipos de terapia.
De acordo com a enfermeira, os casos pélvicos, que envolvem câncer de colo do útero, endométrio e ovário, são algumas das maiores demandas da FCecon. Por isso, a unidade programou o mutirão.
A FCecon programa outro mutirão para o mês de março, conforme o cirurgião pélvico Marco Ricci.
Com informações da assessoria





