
O novo pronto atendimento do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), fechou o primeiro mês de funcionamento com mais de 8 mil pacientes assistidos e com reduzido tempo de espera. O local passou a adotar o modelo Fast Track, que conta com fluxo específico para os casos de baixa complexidade. O tempo médio de conclusão dos atendimentos tem sido de cerca de 2 horas.
No primeiro mês do novo pronto atendimento – de 22 de outubro a 22 de novembro de 2025 – foram realizados 19.959 exames em pacientes atendidos no local, sendo 15.440 laboratoriais, 2.859 tomografias, 890 eletrocardiogramas e 770 ultrassonografias.

Funcionamento
No Fast Track, o atendimento aos pacientes classificados como azul ou verde, que são os casos de baixa complexidade, ganha mais agilidade, seguindo por um fluxo simplificado. O paciente passa pela triagem, é atendido por um médico e, se necessário, recebe medicação e alta diretamente na área de pronto atendimento, sem passar pelas demais etapas hospitalares.
Para os casos mais complexos, o paciente passa pela triagem e é encaminhado para as salas laranja (urgente) e amarela (grave). Ali, passa por monitoramento, exames complementares e observação clínica, antes da definição sobre alta ou internação.
Com informações da assessoria





