Desde a retomada do programa Farmácia Popular em 2023, o Ministério da Saúde tem feito avanços significativos na ampliação do acesso a medicamentos em todo o Brasil. O programa, que visa atender principalmente as regiões de maior vulnerabilidade social, já beneficiou 444 municípios com o credenciamento de farmácias, sendo 94% deles localizados no Norte e Nordeste do país.
No Amazonas, 12 novos municípios agora contam com o programa, garantindo o acesso a medicamentos essenciais para populações em situações de vulnerabilidade. Essa ampliação também está alinhada às ações do Mais Médicos, que busca reduzir os vazios assistenciais e melhorar a assistência à saúde em regiões remotas.
Municípios beneficiados no Amazonas
Os 12 municípios que passaram a contar com farmácias credenciadas ao Farmácia Popular são:
- Boa Vista do Ramos
- Carauari
- Eirunepé
- Envira
- Fonte Boa
- Juruá
- Jutaí
- Manicoré
- Rio Preto da Eva
- São Paulo de Olivença
- Tabatinga
- Uarini
Com o credenciamento de 15 farmácias nesses locais, o programa reforça a distribuição de medicamentos gratuitos ou com desconto, contemplando tratamentos para doenças como hipertensão, diabetes e asma, além de oferecer medicamentos para saúde da mulher e outras necessidades essenciais.
Como funciona o Farmácia Popular
O programa funciona por meio do credenciamento de farmácias e drogarias que distribuem medicamentos gratuitos ou com desconto. Os usuários precisam apresentar documento de identificação, CPF e receita médica válida para retirar os medicamentos. Os medicamentos contemplados pelo programa atendem às principais necessidades de saúde da população, como:
- Tratamentos para hipertensão e diabetes;
- Medicamentos para asma e doenças respiratórias;
- Contraceptivos e tratamentos voltados à saúde da mulher;
- Medicamentos para colesterol e outras condições crônicas.