Faltas em castrações no CCZ Manaus prejudicam atendimentos e bloqueiam novos agendamentos

CCZ Novos pontos vacinação antirrábica
Foto: Divulgação/Semsa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), faz um alerta importante aos tutores de cães e gatos que possuem castração agendada no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand: é essencial comparecer no dia e horário marcado ou, em caso de impossibilidade, cancelar com antecedência. Essa medida permite que outras pessoas tenham acesso ao serviço e evita bloqueios para novos agendamentos.


O cancelamento pode ser feito com pelo menos 24 horas de antecedência pelo site ccz.manaus.am.gov.br. Caso o tutor não compareça sem justificativa, o CPF fica bloqueado para novos agendamentos por 30 dias.

Impacto das faltas nos agendamentos

Segundo o veterinário Rodrigo Araújo, gerente do CCZ Manaus, a ausência dos tutores nos dias agendados compromete a eficiência do serviço e impede que outros animais recebam a esterilização.

“Esse percentual varia, mas já houve dia em que tivemos 19 faltas para 25 vagas agendadas. É uma pena, pois a demanda para o serviço é alta, mas as vagas são limitadas, e cada falta é um animal que deixa de ser castrado, um usuário que deixa de ser atendido”, enfatiza.

Como agendar a castração

Os interessados devem acessar o site ccz.manaus.am.gov.br para verificar a disponibilidade de vagas. As datas de liberação dos agendamentos são divulgadas nas redes sociais da Semsa, sempre com abertura às 14h.

No site, também estão disponíveis todas as orientações para preparação do animal para a cirurgia, incluindo informações como:

  • A castração é indicada para cães e gatos a partir dos cinco meses de idade.
  • O animal deve estar saudável e livre de parasitas como pulgas e carrapatos.
  • Jejum de água e comida por seis horas antes da cirurgia.

Contato para mais informações

Para esclarecimentos adicionais, a equipe do CCZ está disponível via WhatsApp nos números (92) 98842-8359 e (92) 98842-8484, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os tutores também podem acompanhar as redes sociais da Semsa para atualizações sobre o serviço de castração.