Falta de oxigênio em Coari leva sete pessoas a óbito na manhã desta terça-feira (19)

A Prefeitura de Coari (362.44 km distante de Manaus) publicou uma nota de repúdio para a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) cobrando assistência para o município. Na manhã desta terça-feira (19), sete pacientes foram a óbito por falta de oxigênio.

De acordo com a nota, a SES está prejudicando o planejamento realizado pelo município para o enfrentamento da Covid-19, pois 200 cilindros de oxigênio foram retidos sendo a maioria aguardando abastecimento, enquanto a outra parte está abastecendo as unidades básicas de saúde de Manaus.

Ainda de acordo com a nota, o voo com a chegada de 40 cilindros que estava previsto para chegar às 18h de segunda-feira (18), passou direto para o município de Tefé ficando impossibilitado de retornar para Coari.

Os insumos chegaram apenas às 7h da manhã de hoje, mas o Hospital Regional de Coari só possuía oxigênio até às 6h, levando várias pessoas a óbito, sendo seis adultos e uma criança.

O Manaus Alerta entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Amazonas que, até o fechamento desta matéria, não havia retornado.

Por Portal Manaus Alerta.