A turbulenta situação do Estado do Amazonas diante da falta de diversos materiais hospitalares, inclusive o oxigênio vem sendo notícia em jornais de todo o mundo.
Com o tema “Explosão de Covid”, o jornal britânico The Guardian publicou uma matéria que relatando que “o maior estado do Brasil deixa trabalhadores da saúde implorando por ajuda”.
“O Amazonas, e particularmente sua capital ribeirinha, Manaus, foram atingidos pela primeira onda da epidemia em abril passado, quando as autoridades foram forçadas a cavar valas comuns para as vítimas”.
Confira a matéria: https://www.theguardian.com/world/2021/jan/14/brazil-manaus-amazonas-covid-coronavirus
Cenário crítico:
O Governo do Amazonas iniciou a transferência de pacientes para unidades hospitalares de cinco estados. Para isso, além do translado desses pacientes, o governo montou um grupo de apoio psicossocial para pacientes e familiares.
“Estamos montando também um grupo de apoio para esses pacientes e familiares que irão se deslocar para os outros estados. Esse primeiro grupo irá para o estado de Goiás, e outros grupos irão para os estados do Piauí, Maranhão, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte. E aqui quero agradecer a esses governadores, que num gesto humanitário, estão estendendo a mão para que os nossos irmãos possam ser acolhidos nessas regiões”.
Portal Manaus Alerta