Ex-deputado Daniel Silveira é preso no Rio de Janeiro

O ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira, 2, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, segundo informações da GloboNews. A prisão acontece um dia após Silveira ficar sem mandato e perder o foro privilegiado.

De acordo com fontes da TV, a prisão foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) devido ao “descumprimento de medidas cautelares”, como uso de tornozeleira eletrônica e proibição de uso de redes sociais.

Ainda conforme a GloboNews, no momento da detenção, fontes da PF disseram que foi encontrado “muito dinheiro na casa” de Silveira.

O ex-parlamentar, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, tentou uma cadeira no Senado pelo Rio de Janeiro nas eleições do ano passado e recebeu cerca de 1,5 milhão de votos. No entanto, a candidatura de Silveira já tinha sido indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) no início de setembro.

O colegiado do TRE-RJ indeferiu o registro do candidato ao cargo de senador e, também, bloqueio antecipado de acesso ao fundo e horário eleitoral. Por 6 votos contra 1, o Plenário entendeu que ele estava inelegível por causa de condenação criminal do STF.

Em abril de 2022, o ex-parlamentar foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por incitar agressões a ministros e atentar contra a democracia ao defender o fechamento da Corte. A pena foi perdoada por Bolsonaro, mas as medidas cautelares continuaram válidas. Anteriormente, Silveira já tinha sido multado pelo STF pelo descumprimento dessas medidas.

As informações são do Terra.