Estudantes do Ensino Médio de escolas públicas podem se inscrever no Jovem Senador até 30 de abril

Educacao Jovem Senador Vencedora Etapa Estadual Suanny Silva de Almeida Foto Euzivaldo Queiroz
Foto: Euzivaldo Queiroz

O Programa Jovem Senador 2025, do Senado Federal, está com inscrições abertas. A iniciativa é destinada a estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas de todo o país, onde a inscrição para o programa é feita por meio de um concurso de redação. Os candidatos interessados poderão se inscrever até o dia 30 de abril.


O Programa Jovem Senador tem o objetivo de incentivar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e cidadania, além de proporcionar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro. Com o tema “Emergência Climática: Pense no futuro, aja no presente”, a redação é do tipo dissertativa–argumentativa, a mesma usada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A coordenadora estadual do projeto na Secretaria de Educação, Bruna Araújo, destacou que o Jovem Senador é uma ação ímpar e uma oportunidade para que os estudantes possam vivenciar de perto como funciona o Senado Federal.

O programa seleciona 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para participarem da Semana de Vivência Legislativa, que, este ano, será realizada de 18 a 22 de agosto. Para concorrer à vaga, os alunos passam por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado, que este ano acontecerão nos dias 30 de maio e 13 de junho, respectivamente.

Jovem Senador 2025

Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da rede estadual de ensino; ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2025; e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa.

O estudante deve realizar o envio da redação selecionada pela escola para a Secretaria de Educação, até o dia 30 de abril para confirmar sua inscrição. A redação deve ser escrita ou transcrita na folha de redação oficial do concurso, disponível no site: senado.leg.br/jovemsenador. Todas as informações sobre o programa como regulamento, inscrição, entre outros, também se encontram no site.

As três melhores redações da etapa estadual/distrital, sem classificação, acompanhadas da ficha de inscrição dos finalistas, serão enviadas ao Senado Federal. A melhor redação, escolhida pela Comissão Julgadora, garantirá a participação do aluno na Semana de Vivência Legislativa juntamente de seu professor orientador.

Com informações da assessoria