
O governador Wilson Lima recebeu, nesta terça-feira (18), estudantes e professores da rede pública que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, que acontece entre os dias 22 e 26 de fevereiro, em Bangkok, Tailândia. Com o apoio do Governo do Amazonas, 11 alunos e quatro professores embarcam para a competição após se destacarem em seletivas nacionais.

Apoio para participação internacional
Para viabilizar a participação na competição, o Governo do Amazonas garantiu a compra das passagens aéreas para os estudantes e professores, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).
“Vocês estão indo para uma competição internacional e são alunos de escola pública. Hoje, a nossa rede estadual mostra excelência e vocês são a prova de que o nosso esforço tem dado certo”, destacou o governador Wilson Lima ao receber os alunos.

A delegação amazonense embarca nesta quarta-feira (19) e vem se preparando desde novembro de 2024, com suporte de material didático especial e treinamentos com professores especializados.
Estudantes e escolas participantes
Os 11 alunos selecionados pertencem a duas escolas da rede estadual:
- Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Marcantonio Vilaça II (CMPM II) – bairro Cidade Nova, zona norte (8 alunos);
- Escola Estadual Ten. Coronel Cândido José Mariano (CMPM V) – bairro Flores, zona centro-sul (3 alunos).

Os estudantes conquistaram a vaga para a competição após ganharem medalhas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, em maio de 2024.
A recepção dos alunos contou com a presença da titular da Secretaria de Educação, Arlete Mendonça, e do comandante-geral da Polícia Militar, Klinger Paiva.

Sobre a Olimpíada Internacional de Matemática
A Olimpíada Internacional de Matemática é uma competição que reúne alunos do 2º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de diversos países. A prova testa conhecimentos avançados de Matemática e é aplicada em língua inglesa, sem possibilidade de uso de dicionários ou tradutores.

Os estudantes amazonenses disputarão questões específicas para cada série, enfrentando um total de 29 questões mais um problema extra, com 90 minutos de duração para resolução.
Orgulho e incentivo à educação
A participação dos alunos do Amazonas em uma competição internacional reforça o compromisso do estado com a excelência no ensino público e o incentivo à formação acadêmica de alto nível.
“Nosso objetivo é continuar apoiando nossos talentos, garantindo que tenham oportunidades de mostrar seu potencial e levar o nome do Amazonas para o mundo”, ressaltou Wilson Lima.
