Especialista alerta para mentiras sobre imunização contra o Covid-19

Desde o início da pandemia da Covid-19, muitas pessoas têm dedicado seus esforços a criar e disseminar mentiras sobre a doença. Boa parte delas diz respeito à imunização contra a Covid-19, fazendo com que pessoas desesperadas tentem fazer remédios milagrosos em casa. Ninguém sabe ao certo qual a motivação dessas pessoas, mas o estrago que elas fazem com essas mentiras é muito grande. 

A principal razão pela qual o coronavírus está se propagando tão rapidamente é que não há nenhum produto que possa prevenir contra o vírus, logo, todas as informações que dizem que algo pode imunizar o organismo são totalmente falsas. Por isso, a forma mais eficaz de conter o avanço da Covid-19, enquanto não há uma vacina, é o isolamento social.

A pedido do Portal Manaus Alerta, o Saudável&Forte listou algumas das mentiras que estão circulando pela internet. A especialista em conteúdo online de saúde Angélica Collado esclarece os boatos e explica porque são absurdos:

Receitas com cal virgem

Um youtuber de Curitiba criou uma série de vídeos ensinando receitas caseiras que utilizavam a cal virgem. Nos vídeos, o jovem afirmava que aquilo imunizava contra a Covid-19. Além dos vídeos, ele também criava mensagens e espalhava no WhatsApp. A cal tem propriedades antimicrobianas, por isso, é usada para desinfetar ambientes, como plantações e ruas. Porém, no corpo humano, pode ter efeitos fatais. A polícia autuou o youtuber e seu canal foi retirado do ar.

Notícias sobre a vacina

De tempos em tempos, surgem novos boatos dizendo que a vacina contra a Covid-19 já está pronta. Todos eles são falsos. Os processos de desenvolvimento e testagem de uma vacina são longos, pois é necessário averiguar se algum efeito colateral surgirá antes que ela seja aplicada em massa. Esse tipo de notícia é muito perigoso, já que o falso surgimento de uma vacina pode fazer com que muitas pessoas relaxem as medidas de isolamento, acreditando que o controle da doença está próximo.

Alimentos alcalinos

Outro tipo comum de fake news, fácil de encontrar nas redes sociais, é o que relaciona a imunização contra a Covid-19 e os alimentos alcalinos, como o alho, o limão e o abacate. Algumas dessas mensagens tentam se valer de informações científicas, alegando que estes alimentos aumentariam o pH do organismo, gerando a imunidade. Porém, não há nenhuma comprovação deste fato. Na verdade, os alimentos tem pouquíssimo potencial de alterar o pH do corpo. Além disso, o organismo lida com diferentes níveis de pH, sendo muito difícil obter um equilíbrio, ainda mais com a alimentação.

Vacina da Gripe

Muita gente espalhou que a vacina contra a gripe também seria eficiente contra a Covid-19. Além de falsa, essa informação é perigosa, pois pode provocar uma corrida pela vacina e, consequentemente, aglomerações. Atualmente, a vacina antigripal tem o poder de prevenir apenas três vírus: H1N1, Influenza B e H3N2.