
Os alunos da Escola Estadual (EE) Maria da Luz Calderaro estão promovendo, até o dia 19 de março, a terceira edição do projeto ‘Expoarte: conhecer para valorizar’, que reúne cem obras plásticas produzidas por estudantes do Ensino Médio. As pinturas estão em exposição no Centro Cultural Palácio da Justiça do Amazonas, localizado no Centro de Manaus, desde o dia 26 de fevereiro.
‘A Teoria dos Nós’ como inspiração para a arte
O tema central da exposição, “A Teoria dos Nós”, propõe uma reflexão sobre interseções e pontos de equilíbrio na vida cotidiana, representados artisticamente pelos alunos. A iniciativa encerra uma temporada de estudos e oficinas interdisciplinares na escola, onde os estudantes exploraram o conceito teórico aplicado à arte, além de técnicas de crochê e artesanato.
No fim do último ano letivo, as obras foram expostas inicialmente na quadra da escola, como parte de um evento que contou com apresentações artísticas, incluindo a participação de uma companhia de dança da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), além da entrega de certificados aos alunos-artistas.
Valorização do talento estudantil
Para o diretor da escola, Marcelo Augusto, a exposição não apenas reconhece o talento dos alunos, mas também fortalece seu vínculo com a escola e a arte. “Tem muito quadro bonito, muita coisa legal. Os alunos têm uma ideia do que é para ser feito e trabalham em cima dessa ideia, e é assim que surgem novos artistas”, destacou.
Arte e cultura acessíveis à comunidade
A exposição ‘Expoarte’ abre espaço para que a comunidade conheça o talento dos estudantes e fortalece a conexão entre a escola e a cultura local. O evento, além de promover a arte jovem, evidencia a importância do ensino interdisciplinar e da valorização das expressões artísticas no ambiente escolar.
Os visitantes podem conferir as obras até o dia 19 de março, no Centro Cultural Palácio da Justiça do Amazonas, e prestigiar a criatividade dos jovens artistas da rede estadual de ensino.